Através de algumas mudanças no about:config é possível melhorar e muito a velocidade do Firefox além de permitir adicionar algumas configurações extras ao navegador.
Lembrando, procure sempre salvar as mudanças efetuadas em modo texto ou como preferir, apenas por prevenção. Com o firefox aberto digite na barra de endereço o seguinte:
about:config
Na janela que irá aparecer selecione “Sim, serei cuidadoso”.
01 - Intervalo de Notificação de Conteúdo Novo
Quando se está abrindo a página de algum site o browser mostra alguns dados conforme recebe, durante um intervalo de 0,12 segundos (padrão), porém acaba aumentando a quantidade de tempo necessária para o carregamento total da página, ou seja, quanto maior o tempo mais rápido será o carregamento da página.
Para isso clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar na janela aberta, entre em “Nova Preferência” e escolha “Número Inteiro”. No campo que abrir atribua o seguinte nome para a função:
content.notify.interval
Dê “Ok” e em seguida insira o valor 500000 (correspondente a 0,30 segundos) e confirme, clicando em “Ok”.
Vamor agora criar o elemento que vai ativar a chave. Para isso, clique novamente com o botão direito do mouse em qualquer local e selecione “Nova Preferência” e selecione “Boolean”. Nomeie a chave como “content.notify.ontimer” (sem as aspas). Clique em “Ok” para confirmar. Por último, ative a entrada, colocando o seu valor como “true”.
02 - Carregamento Mais Rápido
Se você não mover o mouse ou digitar durante 0,75 segundos, o navegador entra em um modo de baixa frequência passível de interrupção. Embora ele fique com um tempo de resposta um pouco maior, as páginas são carregadas de forma mais rápida. Reduzir o tempo que ele leva para entrar nesse estado pode aumentar a performance do Firefox.
Novamente ainda na página about.config, clique com o botão direito do mouse em qualquer lugar da tela, entre em “Nova Preferência” e escolha “Número Inteiro”, digite para o nome:
content.switch.threshold
e clique “Ok” para cofirmar. No campo que abrir insira o valor de 50000 (correspondente a um quarto de segundo) e novamente, clique em “Ok” para concluir o processo.
03 - Aumentar o Cache de Armazenamento
Essa função só deve ser ativada se você possui uma boa quantidade de memória RAM no computador (2 GB ou mais). Como é de conhecimento da maioria dos usuários, o navegador armazena imagens e scripts na memória cache, para agilizar o carregamento das páginas. Você pode aumentar o valor utilizado pelo browser e melhorar o desempenho.
Clique com o botão direito em qualquer parte da janela, selecione “Nova Preferência”, entre em “Número Inteiro”. Então, digite:
browser.cache.memory.capacity
Confirme clicando em “Ok”. Defina o valor para 65536 e clique em “Ok”. Em seguida, reinicie o navegador para que essa alteração seja reconhecida.
04 - Desativando a Verificação de Vírus
Essa opção desativa a verificação que o firefox faz ao terminar o download de algum arquivo, útil para economizar tempo ou acha o processo lento. No campo localizar entre com a seguinte função:
browser.download.manager.scanWhenDone
Altere o valor para false dando um duplo clique em cima do mesmo.
05 - Resultados da Caixa de Busca Exibidos em uma Nova Aba
Opção muito útil, pois ao realiza uma pesquisa através da caixa de buscas do Firefox (à direita, na mesma linha da barra de endereços), o resultado é carregado em uma nova aba. Em Localizar entre com a seguinte função:
browser.search.openintab
Altere o valor para “true” através de um duplo clique.
06 - Acelerando o Firefox
As cinco modificações seguintes podem potencializar o carregamento de várias páginas ao mesmo tempo e aperfeiçoar a performance do navegador em jogos (Flash, Java etc.) e downloads. Porém tais configurações podem prejudicar o andamento geral do sistema (de acordo com o seu processador e sua memória RAM) e também se apropriar de banda extra em uma rede, afetando os demais computadores conectados a ela.
Função: network.http.pipeliningValor: TrueFunção: network.http.proxy.pipeliningValor: TrueFunção: network.http.pipelining.maxrequestsValor: 8Função: network.http.max-connectionsValor: 96Função: network.http.max-connections-per-serverValor: 32
07 - Instalar Extensões Sem Precisar Esperar
Localize a função:
security.dialog_enable_delay
e em seguinte altere o valor para "0" (zero).
08 - Habilitando a Função “Salvar e sair”
A partir da versão 4 do browser essa opção foi desabilitada, felizmente ainda é possível restaura-la através da função:
browser.showquitwarning
e alterando seu valor para “true”.
09 - Botão do Meio do Mouse com Ctrl+V
Essa função habilita a opção "colar" utilizando o botão do meio do mouse, para ativa-la localize a função:
middlemouse.paste
e altere para “true”.
10 - Número de Sugestões na Barra de Endereços
Essa opção mostra o número de sugestões definidas para aparecer como sugestões na barra de endereços, para mudar esse número entre com a seguinte função:
browser.urlbar.maxRichResults
Altere o valor para o desejado e dê um “Ok” para confirmar.
11 - Ver Código Fonte em um Editor à Escolha
Modificando duas chaves, é possível fazer que o Firefox use um editor de texto à escolha quando o utilizador tenta ver o código fonte da página. Essas chaves são:
view_source.editor.external
que deve ser modificada para “true” e:
view_source.editor.path
onde deve ser colocado o caminho da aplicação de edição. No meu caso adicionei o gEdit como editor, portanto utilizei o comando “gedit %U”.
Lembrando que essas funções fazem parte da configuração do Firefox, não esqueça de efetuar um backup das alterações, todas as modificações feitas no about:config aparecem em negrito.
0 comentários:
Postar um comentário